Como encontrar o sentido de nossas vidas???

O Livro:
Em busca de Sentido
Viktor Emil Frankl
Editora Sinodal - 52ª edição
184 páginas
Quem nunca, em algum momento da vida, não se perguntou sobre "o que eu faço aqui ?", "qual propósito da vida?", "qual sentido que damos a nossas vidas ?"
Vikton Emil Frankl contando como ele, sobrevivente de um campo de concentração da segunda guerra, conseguiu encontrar um sentido para sua vida e sobreviver a esse terrível momento.
Havia um bom tempo que estava querendo ler esse livro e a espera valeu a pena.
Esse livro trata de um relato da experiência do Dr. Viktor Frankl ao ser capturado e preso em campos de concentração na segunda Guerra mundial.
O Dr. Frankl deixa de lado as grandes atrocidades que o regime nazista praticou nos campo, para focar no relato do dia a dia dos prisioneiros e como eles, é até o próprio doutor, conseguiam seguir sobrevivendo e lutando mesmo sofrendo e vivenciando as mais terríveis atrocidades.
Dessa experiência, resultou a logoterapia, uma abordagem psicoterapêutica onde o paciente é levado a não "buscar um sentido" para sua vida, e sim, em como se construir um sentido dado a circunstâncias que se vive, em como responder e encontrar significado em resposta ao que a vida propõe.
Recomendo muito a leitura, além de um relato impressionante, pode nos ajudar a olhar nosso propósito na vida por outra perspectiva.
Algumas frases retiradas do livro:
"... Daí se deduz uma coisa. Afirmar que alguém fazia parte da guarda do campo de concentração ou que foi prisioneiro do campo não quer dizer nada. A bondade humana pode ser encontrada em todas as pessoas e ela se acha também naquele grupo que, à primeira vista deveria ser sumariamente condenado... "
"... Ficamos conhecendo o ser humano como talvez nenhuma geração humana antes de nós. O que é então um ser humano? É o ser que SEMPRE decide o que ele é. É o ser que inventou as câmaras de gás, é também aquele ser que entrou nas câmaras de gás, ereto, com uma oração nos lábios... "
"... O que importa, por conseguinte, não é o sentido da vida de um modo geral, mas antes o sentido do específico da vida de uma pessoa dado o momento... "
#dicadelivro#livro#logoterapia#aprender#refletir